Uma das grandes batalhas, quando falamos de marketing digital, é conquistar os contatos de seus clientes. Reunir informações, como o e-mail, é central para a criação de uma base de dados. O problema é que esses dados perdem a validade, seja por mudanças, seja por desinteresse do cliente. É preciso manter seus dados higienizados.
Sua base de contatos são os possíveis clientes que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços. A maneira que eles demonstraram interesse é cedendo um contato, seja telefone ou e-mail. Eles são os chamados leads.
A partir da criação de conteúdos relevantes, você começa a atrair usuários. Eles se interessam pelo que você posta, acham que precisam desse conteúdo e decidem seguir seu material. Com isso, você possui o e-mail deles, e eles entram na jornada de compra.
Com o tempo, as pessoas mudam de e-mails. Elas trocam de emprego, mudam de endereço eletrônico ou outros. Os usuários podem até mesmo perder o interesse, procurarem outras coisas e deixarem de abrir seu material. Isso é normal.
O problema é que se sua empresa começar a enviar muitos e-mails para endereços que não existem, seu servidor vai ser malvisto. Com isso, suas mensagens podem acabar na caixa de SPAM, mesmo de usuários que têm interesse. Então você não quer entrar na caixa de SPAM, não quer ser malvisto. Isso significaria reduções em abertura de mensagens e em gastar recurso para ter pouco resultado.
Algo que e muito negativo para o desempenho do seu e-mail marketing é comprar uma lista de mailling. Era uma prática comum pagar para receber uma longa lista, com diversos endereços. Você não deve fazer isso.
Essa prática já é completamente ultrapassada, vem de uma época em que ninguém se importava com abertura de e-mails e ir para a caixa spam. O objetivo era enviar para o maior número possível, e o que desse certo seria lucro.
Hoje as práticas de e-mail marketing estão mais refinadas. Você não manda mais qualquer e-mail para qualquer um. Os públicos são segmentados, justamente para receber uma mensagem mais condizente com seus interesses. O objetivo é ser preciso, ter uma alta taxa de abertura e de cliques. Mandar qualquer coisa e torcer para alguns serem abertos já não funciona mais.
Conheça aqui os principais benefícios ao se higienizar sua base de contatos regularmente:
Quando você usa uma ferramenta de disparos de e-mail marketing, ela cobra por número de mensagens enviadas. Limpar sua base de dados permite que você economize o valor gasto, especialmente quando se trata de contatos com pouca chance de abertura de contato.
Como você está enviando conteúdo para pessoas com maior chance de abrir, o seu retorno de investimento também aumenta. Você terá mais visualizações e cliques com menos dinheiro gasto.
Manter seus contatos limpos reduz o número de e-mails que são enviados para a caixa de SPAM. Com isso você recebe reclamações, e como falamos anteriormente, é maior a chance de mensagens enviadas por você caírem direto na caixa, sem o usuário nem saber. Isso é algo que você precisa evitar.
Depois de limpar os e-mails, você vai enviar menos mensagens, mas com uma chance maior de abertura e cliques. Graças a isso, suas taxas de abertura e clique vão aumentar. Você vai ter melhores resultados gastando menos e enviando menos mensagens.
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Não existe um período exato para uma limpeza periódica. Varia muito em relação ao seu número total de cadastros e de qual é a taxa de inscrição. Quanto maiores ambas, mais frequente deve ser a limpeza.
É recomendável que você acompanhe as suas campanhas. Se perceber diferenças no número de entregas, é importante verificar se não há problema.
Quando fazemos uma higienização, o principal objetivo e eliminar e-mails indesejados. Que e-mails você precisa eliminar? Aqueles inativos, com erro, inexistentes ou aqueles que não são relevantes para a campanha. Para verificar isso, é preciso ficar atento a dois tipos de resultados, quando o e-mail é enviado.
O resultado hard bounce significa que a conta não existe. Isso pode significar que aconteceu um erro de digitação, o endereço foi apagado ou é falso. Esses devem ser os primeiros a serem excluídos.
Erro temporário. Pode significar uma caixa de e-mail cheia, serviço indisponível ou outro problema. Nesse caso, você pode tentar mais algumas vezes. Caso o mesmo e-mail fique apresentando esse problema reiteradas vezes, aí sim exclua-o de sua lista.
Existem outros casos que envolvem o usuário. O usuário pode inserir seu conteúdo na caixa de spam, ou o e-mail pode chegar e o usuário ser considerado inativo. Nesse caso, o que resta é excluir esse endereço.
A LeadStation possui sua ferramenta de e-mail marketing, o Mailtop. Ele é desenvolvido e focado no mercado automotivo, com uma série de funcionalidades que permitem que seu e-mail seja personalizado e enviado para diferentes perfis e usuários.
O Mailtop é uma ferramenta de fácil acesso, que oferece diversas opções de personalização. Você encontra diferentes templates e imagens para montar o e-mail ideal para seus leads.
Integrado com um sistema de CRM, o Mailtop vai permitir a sua empresa segmentar seu público e enviar mensagens através da automação. Com isso, será possível fazer uma nutrição de leads mais eficiente.
A higienização da base de contatos é uma prática que precisa ser realizada constantemente para que se possa colher seus benefícios. Uma base higienizada traz consigo melhores resultados e custos mais baixos. Faça você também.