Como captar mais leads no segmento de saúde?

O setor da saúde não é muitas vezes lembrado, quando falamos em marketing digital. Ainda que não seja um problema, considerando que o marketing digital é pensado para diversas áreas. Ainda assim, existem certas particularidades que precisam ser respeitadas, seja na captação de leads, seja em outras etapas.

O que é o lead?

Antes de captar, entenda bem o que é o lead. O lead é um usuário que foi convertido e está na jornada de compra. Ele ofereceu seu contato para sua empresa, em troca de algo oferecido. Seja participar de uma newsletter, seja preencher um formulário de contato. O que importa é que ele deu seu contato.

Agora que você tem o contato, você pode começar a nutrir esse lead, para que ele percorra a jornada de compra e, depois, faça negócio. Para isso existem diversas estratégias que podem ser usadas.

Como funciona a captação de leads no segmento de saúde?

Qual a diferença entre a saúde e outros segmentos. Como já falamos, o segmento da saúde é diferenciado. Algumas das estratégias comuns, como anúncios e postagens em redes sociais, não têm o mesmo desempenho que em outros mercados. É preciso criar outras estratégias.

A autoridade é um elemento ainda mais valorizado. Um nome, uma marca forte fazem toda a diferença. É preciso focar no marketing de conteúdo, trazer usuários através de seu material.

Como cada instituição tem seu público alvo, então cada uma precisa pesquisar como seu público reage a cada estratégia. Talvez o público de ótica reaja bem aos anúncios, enquanto o público de estética não. É importante testar.

Dicas para melhorar a captação de leads

Veja aqui ferramentas que você pode usar para aumentar seu número de leads. Vamos oferecer algumas dicas para melhorar sua captação de leads. Como falamos antes, é importante testar para verificar o que funciona  e o que não.

Landing pages

Uma ferramenta muito usada para atrair leads é o uso de landing pages. Chamadas de páginas de conversão, elas são páginas desenvolvidas especialmente para focar em uma chamada de ação (call to action, ou CTA). 

Pode ser uma página falando de uma promoção, ou oferecendo para baixar um ebook. Não importa o que a página oferece, importa o que ela recebe: o contato do usuário. É esse contato que torna o usuário um lead.

Pop-up

Uma janela que abre em seu navegador, quando você abre uma página. Eles geralmente consistem em um formulário, ou uma CTA. Como ele é usado depende do que você pretende.

Pode ser tanto uma mensagem que aparece quando o usuário vai sair, quando ele rola um determinada parte da página, ou mesmo depois que ele está há um determinado tempo. O objetivo é fazer com que ele faça determinada ação, que pode torná-lo um lead.

Formulários

Formulários também são uma boa maneira de captar leads. Eles podem aparecer como pop-ups, ou talvez diretamente na página. Pode ser um “fale conosco”, um “entre em contato” ou outro. O importante é que a mensagem esteja clara e o usuário saiba o que precisa fazer.

A importância de um CRM no gerenciamento de leads

Você precisa de um crm para melhor gerenciar seus leads. Usar um CRM é fundamental para qualquer tipo de empresa, e o segmento de saúde não poderia ficar de fora. O uso de uma ferramenta de gerenciamento de leads é um importante aliado no seu trabalho, e pode facilitar sua vida.

O CRM automatiza processos, armazena informações e integra diferentes ferramentas e canais. Usando um, você vai reunir todos os dados que já possui dos clientes, e também todo o histórico dele com sua empresa, em uma linha do tempo. Ele ligou e pediu informações? Está registrado. Assinou uma newsletter? Também. Isso tudo vai facilitar o trabalho de seu time de vendas.

Conheça o CRM da LeadStation

O CRM da LeadStation é a ferramenta que pode simplificar suas vendas. Uma plataforma online para gestão de vendas que integra todos os leads e acompanha todo o processo de pré-venda. 

Você encontra no CRM da LeadStation uma plataforma que oferece todo o controle para os vendedores, com diversas opções para revisão e controle. É possível importar, descobrir a origem e o andamento do atendimento. Caso a oportunidade fique estagnada ou até seja perdida, existem campos específicos para isso. 

O vendedor encontra um sistema de fácil acesso, que pode ser usado inclusive pelo celular. Ele pode ser integrado com outras ferramentas, como e-mail marketing, WhatsApp, Google e outros. Com isso é possível verificar todas as informações necessárias em apenas um lugar.

Conheça o CRM da Leadstation, uma ferramenta completa que vai facilitar suas vendas e registros.