Você tem uma empresa e não sabe como poderia usar um CRM para melhorar os resultados de seu negócio? Acha que seria só mais uma ferramenta que você paga e acaba não usando, pois existem maneiras muito mais fáceis para executar o mesmo trabalho? Aqui neste conteúdo nós vamos explicar o que é o CRM e porque sua empresa precisa de um.
CRM significa Customer Relationship Manager — Gestão de Relacionamento com o Cliente em português — e é um software usado para, como o nome diz, gerenciar seu relacionamento com o cliente. O que isso quer dizer? Que ele existe para facilitar sua vida, descomplicando e automatizando vários processos.
O CRM reúne informações sobre seus clientes. Nele você encontra os dados cadastrais, como nome, documentos, contatos e outros, e também as interações realizadas. Tudo que o cliente perguntou, pesquisou, cada e-mail seu que ele abriu, telefonema que recebeu, tudo isso você encontra no CRM.
Afinal, você pode registrar isso em uma tabela, em um caderno. Precisa mesmo investir em uma ferramenta para reunir essas informações? Veja aqui alguns motivos para fazer esse investimento:
Usando um CRM, e mantendo-o bem nutrido, você tem acesso a todas as informações em um único lugar e a disposição de todos. Isso permite um sistema organizando todas as informações, que também estão disponíveis para todos.
Diferentes times podem conversar entre si, sem ruído na comunicação. Se o time de que cuida do agendamento de serviços precisa dos dados do cliente, eles estão lá. O time de vendas consegue também ver quais produtos e serviços ele comprou ou mostrou interesse. Tudo organizado, atualizado e sem chance de uma planilha ter uma informação, e a outra mostrar algo diferente.
Além de permitir equipes integradas, o CRM também permite integração com diferentes ferramentas. Você usa estratégias de marketing digital? Saiba que esse sistema vai ajudar você no seu trabalho.
Sua empresa tem todas essas informações à disposição na hora de interagir com o cliente. Ela sabe tudo que ele fez, e o que ele quer.
Outro fator determinante é a ajuda que a automação traz para seu negócio. O CRM é um importante repositório de informações que conta com funcionalidades para ajudar o seu trabalho. Não se trata apenas de saber informações sobre o cliente, ele também ajuda no dia-a-dia.
O cliente clicou em um link referente a um serviço? O sistema avisa para a equipe de vendas. Ele tem pesquisado outros produtos e preencheu um formulário? Você também recebe essa informação.
Como você pode ver, existem vários pontos positivos no uso do CRM em seu negócio. Enquanto algumas coisas você poderia sim usar uma planilha ou outro meio mais simples para algumas funcionalidades, você perderia em muito. Quer salvar os dados do seu cliente? Mas e se ele entrar em contato com um time e atualizar o telefone, por exemplo? Só aquele time vai saber?
Você não precisa ficar atualizando várias tabelas, verificando diferentes ferramentas, trocando informações entre times. Basta mantê-lo em dia que seu trabalho será recompensado.
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