Entregabilidade de e-mail é algo bem complicado. É difícil para varejistas colocarem suas campanhas dentro da Caixa de Entrada dos seus clientes. É difícil para os Provedores de E-mail deixarem a Caixa de Entrada de seus usuários segura. É difícil para os clientes gerenciar todas as suas mensagens. Entregabilidade é complicado.
De tempos em tempos, ouvimos o pessoal de marketing expressar suas frustrações com os provedores de e-mail quando percebem que suas campanhas estão sendo jogadas na pasta de spam, ou são bloqueadas por completo. “Eles não conhecem minha marca?” “Porque estão me marcando como spam?” “Não dá pra ligar pra alguém e apenas dizer que meus e-mail estão OK?”
Como profissionais de marketing, entendemos a perspectiva deles e o impacto real das campanhas nas empresas, que nunca chegam à caixa de entrada. Também entendemos os desafios que os provedores de e-mail enfrentam ao classificar e filtrar mensagens.
225 bilhões de e-mails são enviados por dia para quase 5 bilhões de endereços de e-mail. Os provedores de e-mail têm a difícil tarefa diária de classificar centenas de bilhões de mensagens e determinar quais são legítimas, quais são maliciosas e quais são spam. Em 2016, 65% do volume de e-mails foram atribuídos a spam, o maior dos últimos cinco anos. Esse enorme volume de e-mails indesejados é apenas uma das razões para os provedores de e-mail serem céticos em relação às mensagens recebidas. O cenário está em constante evolução, mas há práticas comuns que complicam o processo e-mail marketing e tornam quase impossível separar o spammer do varejista. Você consegue determinar qual remetente é legítimo nesses três cenários?
Problema: este é um IP novo, sem histórico de envios. O conteúdo baseado unicamente em imagens não pode ser facilmente escaneado para determinar o nível de risco desta mensagem. Este é um Varejista ou um Spammer?
Problema: o histórico desse remetente inclui grandes intervalos de volume e um grande número de reclamações. Os cabeçalhos de conteúdo não incluem uma assinatura DKIM, portanto, o remetente não pode ser validado. Este é um Varejista ou um Spammer?
Você conseguiu identificar o spammer entre os varejistas? É bem provável que não, porque todos os três cenários descrevem campanhas recentes enviadas por varejistas legítimos.
Surpreso?
Para evitar se parecer como um spammer, revise seus padrões de envio procurando fatores de risco, e considere estas dicas:
Gerencie suas métricas. Acompanhe suas métricas de desempenho para observar picos de usuários desconhecidos, reclamações e spam traps. Remova os contatos com problema imediatamente para evitar problemas.