Sem dúvidas, se colocar no lugar do cliente é um bom caminho para conseguir criar estratégias realmente eficientes e atrair pessoas interessadas na sua empresa.
A jornada do cliente é uma ferramenta utilizada para compreender melhor as etapas que ele passa até chegar ao serviço ou produto oferecido.
Seus benefícios são enormes para o marketing de qualquer negócio e fundamentais para uma nutrição de leads assertiva. Todavia, isso pode ser um grande desafio para os gestores.
Por esta razão, como criá-la, é algo importante para aumentar a performance de venda de qualquer negócio.
Separamos algumas dicas para realizar essa atividade da melhor forma possível, confira!
O ponto de partida na criação da jornada do cliente é o alinhamento das metas e etapas. Para isso, é importante se questionar sobre os desafios, objetivos e pontos fundamentais para mapear e encontrar um padrão de comportamento do seu cliente.
Tendo essa previsibilidade comportamental, você terá ações definidas para conseguir gerar o valor necessário para ele.
Esse momento deve envolver todos os setores da empresa que de alguma forma geram impacto no cliente.
Detalhe as expectativas e impressões dos clientes em cada momento de sua jornada. Faça um brainstorming, acompanhe e alinhe com o cliente como ele se sente após cada contato e busque um padrão que se repete.
Qual é o verdadeiro valor que está entregando para seu cliente?
Expectativa e realidade precisam estar próximas. Se não estão, isso precisa ser melhorado – e só o feedback dos seus consumidores apontará o caminho da mudança.
Analise o seu processo de vendas e analise os pontos de interação com o seu cliente. Depois disso, personalize do jeito que mais faz sentido esse mapeamento.
Nesta etapa, um sistema de gerenciamento pode ajudar bastante. Tanto na visualização de todos os pontos, como na integração do conteúdo e nas formas de visualizá-lo.
Os resultados encontrados e metas estabelecidas podem, inclusive, constar dentro do CRM sua empresa, para garantir mais insights para a equipe.
Mapear a jornada dos seus clientes é uma atividade constante. Para realizar uma gestão da qualidade nesta missão, busque ferramentas que podem te ajudar na análise de todos os pontos e na gestão dos seus leads.
Afinal, não é porque a compra foi selada que a jornada do cliente terminou. E muito menos que o seu relacionamento com ele deve acabar.
É possível otimizar todos os processos com um bom sistema integrado. Se possível, invista em tecnologias e implemente uma estratégia de CRM em seu negócio.
Fique atento e proativo para garantir o sucesso do consumidor com a sua marca. Assim, esse caminho será sempre bom para ambos os lados.
E aí, como podemos te ajudar? Fale com um de nossos consultores para saber mais sobre como nosso CRM de vendas pode ajudar na experiência dos seus clientes e colaboradores!