O trabalho de uma empresa que trabalha com marketing digital é, basicamente, atrair e converter leads. Mas e depois? Como você passa da barreira de ter o contato de alguém para efetivamente vender? Basta só ligar? Não, ainda existe um trabalho longo pela frente, e para isso você conta com a gestão de leads.
Isso porque existem muitas dicas e opções do que fazer com o lead. O lead vai para o setor de pré-venda? Ele entra em uma automação de e-mail? Em algum fluxo? E depois do negócio realizado, você deleta esse contato? Deixa arquivado? Coloca em sua lista de e-mails?
Gestão de leads é o processo de gerar, acompanhar e converter seus leads, suas oportunidades. Ele segue o funil de vendas e trata de apresentar, educar, ensinar e converter as oportunidades.
Durante esse processo de gestão, sua empresa vai trabalhar o lead, fazer com que ele conheça seu produto e descobrir que possui a necessidade dele.
Entenda o que você precisa fazer para que sua gestão de leads funcione, em cinco passos:
Você quer fazer uma gestão de leads? O primeiro passo é segmentar sua base de contatos. Enviar conteúdo para todos, sem se preocupar com os interesses de quem vai receber, é garantia de uma estratégia mal sucedida. Quanto mais você conseguir segmentar seu material, maiores as chances dele receber o material correto.
Desenvolva fluxos automatizados de envios. Com eles, você vai conseguir determinar quais são os envios que seus clientes vão receber. Combinados com listas segmentadas, você vai poder enviar, seja e-mail marketing, seja SMS, WhatsApp ou outro, mensagens específicas para clientes específicos. Quanto mais personalizado o atendimento, melhor.
Quem trabalha com marketing digital sabe que desenvolver conteúdo relevante é uma das principais ações que você precisa tomar. Talvez a mais importante. Conteúdo é o que vai manter os clientes interessados, enquanto vai permitir que novas oportunidades surjam.
O conteúdo vai permitir que você nutra o seu lead, que ele acredite em sua autoridade e seja fidelizado. É o conteúdo que vai levar o lead pelas próximas etapas do funil.
A qualificação é fundamental para que sua empresa consiga fechar negócio com seus leads. Munido do conteúdo correto, a oportunidade vai perceber como sua empresa possui a solução que ele precisa. Clientes corretamente qualificados possuem mais chance de fechar negócio, e muitas vezes pagando mais.
Para conseguir transmitir o conteúdo ideal, e garantir que seus leads sempre recebam o material desejado, você precisa usar automação. Quanto mais você deixar nas mãos de robôs, mais garantia você terá de que esse trabalho será realizado corretamente.
O Leadstation é um gestor de vendas online, um CRM capaz de registrar todas as informações sobre seus clientes, seus dados cadastrais e registro de interações. Por isso ele é um importante aliado na hora de fazer sua gestão de leads. Você vai poder acompanhar todo o desenvolvimento da negociação.
Você precisa fazer um trabalho de gestão de leads em sua empresa. E o Leadstation pode ajudar!