Marketing Digital
Vamos começar a reengajar de novo seus contatos inativos?

Vamos começar a reengajar de novo seus contatos inativos?

Apesar das constantes inovações e mudanças no uso de ferramentas de marketing digital, especialmente do e-mail marketing, ainda existe quem acredite que quanto maior a lista, melhores serão os resultados. Então muitos ainda acreditam que uma lista com contatos cada vez maior é uma métrica que demonstra que suas estratégias estão sendo bem sucedidas.

O problema de acreditar que uma lista de tamanho considerável é uma métrica de sucesso é que isso pode gerar resistência a higienizações de contatos. O que é problemático, visto que isso eleva o número de bounces, não entrega, taxa de spam e outros.

Provedores estão cada vez mais atentos no quão engajados estão suas listas de contatos. Caso sua lista tenha muitos contatos inativos, o Gmail, a Microsoft ou outro provedor vão penalizar seus envios. Com isso seu engajamento vai cair ainda mais.

Conheça o programa de reengajamento de contatos

Se sua empresa não tem costume de não realizar campanhas de higienização, talvez seja hora de uma campanha de reengajamento. De acordo com o Lookbook de E-mail Marketing de 2018 da Return Path, as mensagens de “reconquista” viram uma taxa de leitura de 20% em média, indicando que elas são frequentemente bem recebidas.

Mas como fazer o reengajamento de meus contatos inativos?

Quando falamos de reengajamento, é preciso pensar no que enviar, em qual momento

Seu e-mail de reengajamento deve oferecer um motivo para o cliente abrir e oferecer conteúdo com valor para seus clientes. 

Para atingir esse resultado, é preciso fazer testes, mudar abordagens. Descobrir o que funciona com seu público, se é melhor oferecer benefícios, ou basta convocar para novas atividades. Até o momento de envio também precisa ser pensado e estudado, para garantir que atinja o número correto de clientes. 

É preciso higienizar seus contatos de tempos em tempos. E de tempos em tempos significa alguns meses, no máximo seis. Deixar um contato parado por 12 meses, por exemplo, é pedir para que seu reengajamento seja praticamente impossível. Quanto antes você trabalhar para recuperar o cliente inativo, melhor.

Cuidado quando começar seu reengajamento

Se sua empresa não possui nenhuma prática de reengajamento no momento, cuidado para como e quando você começar. Enviar um e-mail marketing para todos seus clientes desengajados pode ser terrível, vai causar problemas com os provedores.

Crie um planejamento mais detalhado, criando segmentações e listas de interesses. Use as informações sobre seus clientes para planejar como trabalhar no reengajamento deles. Assim você não se arrisca a ter problemas com seu provedor.

Conheça o Mailtop

A LeadStation recomenda o Mailtop para o envio de seus e-mail marketing

Ele é uma ferramenta de marketing digital que realiza disparo de e-mails. Com ele é possível programar e enviar e-mail marketing, enquanto se produz fluxos de automação e listas de segmentação, tudo de maneira fácil e descomplicada.

O Mailtop também possui templates responsivos de fácil personalização, bem como um banco de imagens bastante completo. Tudo para que você consiga enviar a mensagem correta para seus clientes.

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