Email Marketing
10 razões importantes para você aumentar seu investimento em e-mail marketing

10 razões importantes para você aumentar seu investimento em e-mail marketing

Muitos podem se surpreender, mas o e-mail é uma das formas de comunicação mais eficazes, quando se trata de estratégias de marketing digital. O problema é que muitos não sabem como explicar as razões e sofrem cortes de investimento. Para ajudar, vamos elencar os dez principais motivos para você aumentar seu investimento com o e-mail marketing.

10 motivos para aumentar seu investimento em e-mail marketing

Entre os exemplos principais que encontramos, falando da efetividade dos e-mail marketing, existe o relatório da State of E-mail Engagement, onde o envio de mensagens é classificado como um dos mais importantes canais de marketing.

Confira os principais motivos para aumentar seu investimento:

1- Intenção de gasto

Em um estudo realizado em 2019 pela Data & Marketing Association (DMA), do Reino Unido,  mostrava que os membros da associação pretendiam investir cerca de 20% do seu orçamento de marketing em campanhas de e-mail marketing. Isso significa que as pessoas querem gastar mais com essa ferramenta, não menos.

2- Retorno sobre investimento

A Econsultancy, também do Reino Unido, fez um censo sobre o e-mail marketing de 2018

Cerca de 75% dos participantes relataram que o canal de comunicação é “Excelente” ou “Bom”, devido ao seu Retorno sobre Investimento (ROI). Essa mesma pesquisa considerou o ROI médio do e-mail marketing superior ao de SEO e de marketing de conteúdo.

3- Retorno sobre o investimento, por canal

A DMA também possui um cálculo diferente de ROI, onde ele divide esse valor por canal. O valor do ROI do e-mail marketing é 145%, de longe o melhor resultado. Outros segmentos importantes, como pesquisa paga e mídia social, variam seu ROI em 20 e 50%. Esse é um cálculo bem particular, porém, então é difícil comparar com sua realidade.

4- Valor Vitalício do Cliente

O valor vitalício do cliente ficou em segundo lugar em um estudo da Econsultancy de 2018, e em primeiro em 2019. O valor que é ganho com o cliente durante sua vida útil precisa sempre ser levado em conta, já que o e-mail marketing é uma maneira de mantê-lo sempre fidelizado.

5- Custo por e-mail enviado

Outro relatório importante é o da Cheeta Digital, que afirma que, em média, cada e-mail enviado dá um retorno de US $0,08. Pode parecer pouco, mas se você enviar um milhão de e-mails, seu retorno será oitenta mil dólares. 

6- Custo de oportunidade de churn

Quando falamos de e-mail marketing, também é preciso ficar atento à taxa de churn (bounces, descadastros e reclamações). Acredita-se que você perca cerca de US $17,92 para cada descadastro. A taxa média global para o descadastro é cerca de 65% por ano. O que significa que você pode perder cerca de US$6 milhões por ano, em envios semanais para uma lista com um milhão de usuários.

7- Custo por aquisição

Comparado com outras mídias, o e-mail marketing tem um melhor custo por aquisição

O relatório do DMA USA mostrou que o custo médio para aquisição de clientes é de US $22,52. Esse é o melhor custo por aquisição em relação a outros canais de comunicação.

8- Gasto de marketing mais eficaz

O relatório da Econsultancy definiu que, desde 2014, a proporção de vendas é de 21%. No mesmo período, a porcentagem do orçamento de marketing investido no canal de comunicação é de 15%. Com isso, podemos calcular que os ganhos com e-mail chegaram a 4x o investido.

9- Eficácia em relação a pesquisas pagas

O e-mail marketing é a terceira maior fonte de tráfego em sites. Ela ficou atrás de pesquisa orgânica e paga. Quem afirmou isso foi Gabriel Gastaud, em sua postagem “4 maneiras que o e-mail marketing contribui para compras online”. Também é o canal que mais cresce, cerca de 8,1% ao ano.

É importante reforçar que, apesar de trazer menos tráfego que pesquisas pagas, ele é bem mais barato. Em pesquisa realizada pelo site The Drum, o gasto global com campanhas foi US $86,4 bilhões, enquanto o gasto com e-mail foi de US $2,8 bilhões. Ou seja, 25 vezes mais barata, por um retorno bem semelhante.

10- Invista em e-mail marketing

Se você deseja investir em marketing digital, é preciso saber que os programas de disparo de e-mail marketing geram, pelo menos, 25% de sua receita apenas com automação. Isso de acordo com relatório do Estate of E-mail, de 2018. Outro relatório, da Epsilon, E-mail Trends and Benchmarks, mostra que a taxa de abertura de um e-mail automatizado (51,7%) é quase o dobro de um regular (34,1%), e as taxas de clique são mais que o dobro (6,9% e 3,1%).

Use o Mailtop

O Mailtop é a ferramenta de marketing digital especializada no disparo de e-mail marketing recomendada pela LeadStation. Permite a automação de seus envios, bem como o monitoramento dos indicadores. É uma solução de fácil uso, com base no seleciona e arrasta. Permite o uso de templates responsivos extremamente personalizáveis.

Conheça o Mailtop!