Você usa o WhatsApp para vender? Se você ainda não está usando em suas estratégias, você está perdendo tempo.
Desde 2021 o WhatsApp possui cerca de 2 bilhões de usuários ativos. Com tantas pessoas usando o aplicativo, ele se tornou uma ferramenta essencial para vendedores que desejam alcançar seu público de maneira eficaz e vender muito mais.
Neste conteúdo, daremos 4 dicas práticas de como você pode utilizar a ferramenta para aumentar suas vendas.
O WhatsApp é um poderoso recurso para suas vendas, isso porque permite que sejam enviadas mensagens de texto, voz, vídeo e imagem – o que torna a ferramenta muito versátil. Hoje em dia não tem quem não use WhatsApp!
Vamos conferir algumas dicas de como utilizá-lo da melhor forma para o seu negócio?
Lembre-se em primeiro lugar que ao começar o contato com seus leads e até com seus clientes, você deve antes perguntar se eles permitem que você entre em contato por WhatsApp. Isso porque o app também é bastante pessoal, sendo usado por algumas pessoas apenas para conversas com amigos e família. Afinal, nem todo mundo utiliza para trabalho ou para fazer compras.
Mas enfim, se seu o lead ou cliente autorizar essa forma de contato… Perfeito!
Vale destacar que sempre antes de começar a vender, é importante construir um relacionamento com seus clientes ou potenciais clientes.
Algumas sugestões para quebrar o gelo: Envie mensagens de boas-vindas, pergunte os interesses, questione as necessidades, responda rapidamente, etc.
O principal objetivo aqui é começar a criar confiança para que queiram comprar de você.
Você pode aproveitar esse meio de contato para enviar promoções e ofertas exclusivas para seus leads e clientes. Além das promoções, algumas opções como brindes, descontos, incentivos e programas de fidelidade também são bem-vindos.
Mas esse contato não precisa ser exclusivamente para enviar promoções e descontos, você também pode enviar outros tipos de conteúdos relevantes!
Que tal enviar dicas, tutoriais, convites para lives e vídeos? Essas são algumas ideias! Isso vai demonstrar que você se importa com o cliente e que se preocupa com seus interesses, além é claro, de demonstrar que é especialista no seu setor, no seu produto ou serviço.
O WhatsApp Business tem funcionalidades especialmente para quem vende algum produto ou serviço. Exemplo de funcionalidade é o Catálogo – onde podem ser inseridos itens, com seus devidos preços, descrições e imagens. Inclusive se você tiver uma loja virtual poderá colocar também o link quando for cadastrar o seu produto ou serviço.
Além do catálogo pode aproveitar os diferentes meios de mensagens, como: mensagens de voz, textos, imagens, vídeos, gifs, figurinhas, emojis e mais.
Por último, utilize sempre uma linguagem personalizada para seus clientes. Afinal, em pesquisa realizada pela Epsilon, em parceria com a GBH Insights, foi analisado que 80% dos consumidores preferem comprar de empresas que oferecem experiências personalizadas.
Portanto, use e abuse da sua criatividade.
Um CRM é fundamental para a Gestão do Relacionamento com os Clientes. Mas fica melhor ainda com as integrações que podem ser feitas!
No CRM LeadStation é possível integrar o seu WhatsApp Business com uma simples extensão do Google Chrome. Com essa integração você poderá ter todas as suas conversas armazenadas em um único lugar, o que permite que você as consulte no futuro!
Isso é especialmente útil para acompanhar o histórico de conversas com um cliente ou potencial cliente e entender melhor suas necessidades.
Além de vincular com o WhatsApp, o CRM LeadStation vai te ajudar a organizar melhor os leads, os dados e as interações, não esquecer nenhum compromisso da agenda, fazer follow-up de maneira eficiente, cadastrar produtos e serviços, receber notificações para não esquecer de nada, prospectar e vender em qualquer lugar que você estiver com o aplicativo para iOS ou Android e muito mais.
Comece agora a vender muito mais com o CRM LeadStation vinculado ao WhatsApp!