Sempre falamos no nosso blog que o mais importante bem que sua empresa tem são os seus clientes. Você precisa sempre dar uma atenção especial para ele, saber como agradá-lo. Chamamos de “Customer Experience” esse cuidado com a experiência do cliente, também conhecida como “CX”.
Esse trabalho de “customer experience” envolve desde atendimento até todos os pontos de contato entre o cliente e sua empresa. Neste artigo você vai entender o que é como essa prática pode ajudar em suas vendas e em seu relacionamento.
Customer experience, que pode ser traduzida do inglês para experiência do cliente, é um conjunto de ações que precisam ser tomadas para tornar os pontos de contato entre sua empresa e seu cliente mais amigáveis e fáceis. Isso é mais do que atendimento, envolve todos os processos de sua empresa, desde o produto ou serviço, suporte técnico, site, entre outros.
Chamamos de ponto de contato todos os momentos, lugares ou ações que o consumidor interage com sua empresa. Isso vai desde os pontos mais evidentes, como ligações e reuniões, até coisas como cliques, comentários e outros.
Quando falamos sobre customer experience, existem quatro setores fundamentais para se entender quais são as áreas de sua empresa que mais estão de acordo com os pontos de contato. Conheça-os:
O setor de marketing é fundamental quando falamos sobre customer experience, porque ele é o primeiro que o cliente tem contato. É ele, muitas vezes, que é o responsável pelo primeiro contato com sua marca.
Hoje é preciso oferecer para seus clientes uma experiência mais fácil e significativa. A sua empresa, sua marca, como um todo, precisa ser mais atrativa e facilitar a vida de seus prospects e clientes.
Não confunda “user experience” com “customer experience”. Apesar do nome semelhante, experiência de usuário é um tipo de design que se preocupa com a interação entre usuários e seu produto. Hoje toda empresa precisa ter essa preocupação, quando desenvolvem site, produto ou mesmo oferecem o serviço.
É preciso garantir que seus clientes tenham acesso a esse cuidado. Por isso o user experience precisa ser uma realidade também eu sua empresa.
Além da experiência de usuário, é preciso também cuidar da experiência dos seus funcionários. A isso chamamos de “employee experience”. É garantir que todos se sintam bem, que tenham um bom relacionamento e sintam vontade de trabalhar com você. Essa preocupação com os seus funcionários acabam refletindo para os seus clientes.
A criação de um bom ambiente e uma boa gestão interna favorece o trabalho e a interação com os clientes. Isso vai facilitar sua experiência com os clientes.
Enquanto Marketing, experiência de empregados e experiência de usuários estão de um lado, o atendimento é a outra ponta. É como você lida diretamente com seus clientes, muitas vezes através de contato direto. Seus vendedores, seu suporte, entre outros. Como eles lidam com o público? Como eles fazem os seus clientes e prospects se sentirem?
Mais do que apenas atender bem, é preciso fazer com que o cliente se sinta bem, sinta que suas questões foram atendidas e o tratamento foi de qualidade. É preciso criar no cliente a sensação de que ele pode sempre retornar, que sua empresa estará disponível para ajudá-lo.
Sua empresa precisa se preocupar com a experiência do cliente, a customer experience, para garantir um atendimento e um produto (ou serviço) de qualidade e que fidelize seu público.
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