Muitos gestores de empresas ainda acreditam que o marketing digital não é um fator importante, ou talvez não seja “para suas empresas”. Esse é um pensamento distante da verdade, pois o marketing digital é uma ferramenta que inclusive aumentar suas vendas, caso seja realizado um trabalho competente.
Muitas empresas já se deram conta desta realidade, e estão trabalhando para melhorar no marketing digital. A pandemia do Covid-19, inclusive, acelerou esse processo, devido a novas necessidades que surgiram. A tendência é que cada vez mais empresas adotem esse caminho. Você vai ficar de fora?
Marketing digital é um conjunto de ações realizadas no meio digital cujo objetivo é promover sua empresa. Esse conjunto de ações engloba práticas variadas, como envio de e-mail marketing, criação de conteúdo, estratégias de redes sociais, SEO, landing pages e outras. Todas elas são aplicadas visando melhorar seus resultados.
O marketing digital pode ajudar sua empresa em diversas esferas. Mas existem alguns pontos que podemos ressaltar:
Quase toda estratégia de marketing digital começa com a criação de um site. Ele é sua presença digital. Depois, também é possível criar perfis em diferentes redes sociais, para reforçar essa presença.
Se sua empresa não tem um site ou um perfil em redes sociais, ela é hoje quase um pária. Muitos clientes vão ter dúvidas antes de fazer negócios com você. Quanto melhor, mais bem organizado e diagramado, mais isso se traduz em confiabilidade para sua marca. Ou você acredita em um site com aspecto de desleixo?
Através de estratégias de marketing de conteúdo, e-mail marketing e outras, é possível criar uma audiência qualificada, que acompanha o seu trabalho e é mais receptiva a comprar de vocês. Porque se o usuário acompanha o seu trabalho, a chance dele consumir os seus produtos aumenta.
Por isso, um dos principais objetivos do marketing digital é desenvolver essa audiência. Para isso foram criadas muitas estratégias, seja para converter usuários em leads, seja a maneira correta de nutrir esses leads para um bom resultado.
Você tem m controle muito maior sobre como, quando e para quem enviar sua mensagem. Você pode direcionar seus anúncios e e-mails para públicos bem específicos. As ferramentas possuem capacidade de segmentação, onde é possível especificar quem deve receber o que.
O potencial disso, do ponto de vista estratégico, é gigantesco. Garante que você economize recursos, enviando mensagens apenas para quem deve receber. Isso direciona seus esforços, e garante melhores resultados.
O marketing digital permite que você consiga avaliar todos os seus ato e investimentos. Se você consegue medir quantas pessoas acessaram seu site de maneira orgânica neste mês, é possível medir quanto o valor gasto com SEO deu retorno em relação ao investido. O mesmo para e-mail marketing, anúncios e outras ações.
Tudo que você faz pode ser medido e avaliado. Isso permite que você entenda o resultado de suas ações, quais estão dando certo e quais precisam ser reavaliadas. Isso permite uma administração bem mais organizada, fundamentada na análise de dados.
O marketing digital, caso aplicado de maneira correta, pode ajudar sua empresa em diversos aspectos. Conheça alguns aqui:
O uso do marketing digital permite que você melhore o relacionamento com seus clientes, para atendê-los de maneira mais rápida e direta, sem deixá-los esperando. Oferece canais variados, como chat, e-mail, WhatsApp e outros. Também é possível programar chatbots, robôs que respondem diversas perguntas sem a necessidade de um operador.
O uso de marketing digital vai permitir o fortalecimento da marca de sua empresa. Com site, perfis em redes sociais e conteúdo de qualidade, as pessoas vão conhecer melhor quem é o seu negócio, e porque eles devem confiar em você.
Você possui diversas formas de apresentar produtos e serviços na internet. Vídeos, textos, imagens. Pode escrever um manual, criar uma landing page, enviar um e-mail marketing com as funções. São muitas opções que devem ser usadas para que o cliente tenha o conhecimento correto sobre o produto e o porquê dele escolher o seu, em relação ao dos concorrentes.
Como foi dito anteriormente, uma das vantagens do marketing digital é que ele permite que tudo seja medido e analisado. Se um lead entrou em seu site e realizou uma compra, é possível saber todas as páginas que ele acessou antes de concretizar a negociação.
Se você usa um CRM, como o CRM LeadStation, por exemplo, é possível ver toda a linha do tempo do seu cliente. O que ele acessou, no que ele clicou, quando ele virou um lead, quais são seus interesses e outras informações pertinentes. Tudo isso para que você possa fazer um perfil detalhado dele, para ajudá-lo em suas dúvidas e facilitar a venda.
O marketing digital também oferece inúmeras estratégias para melhorar sua captação de clientes e aumento de vendas. Tudo de acordo com o seu negócio e seus objetivos. Estratégia de conteúdo, campanhas no Google ou em redes sociais, e-mail marketing e outras.
Um trabalho bem realizado vai aumentar seus resultados, porque envolve mais do que apenas seguir uma receita. Envolve estudo de estratégias, análise de dados para descobrir o perfil dos seus clientes.
Marketing digital vai fazer você conhecer melhor sua empresa e seus clientes para conseguir melhores resultados.