Quando falamos de vendas no marketing digital, sempre falamos de converter os leads criados. É sempre preciso encontrar formas de fechar negócio, de tornar sua proposta atraente para os clientes.
Primeiro precisamos definir o que é o lead. O lead é toda oportunidade de negócio em que o cliente já cedeu o contato para você. Significa que, por algum motivo, um potencial cliente entrou em contato, baixou um material ou preencheu um formulário. O que significa que ele, ativamente, deu um e-mail, telefone ou outro contato para sua empresa.
Quando você conquista um lead, você também descobriu que essa pessoa possui um problema. E acredita que sua empresa pode ajudá-lo com isso. Pode ser um carro que ele quer comprar, uma reserva de hotel que ele quer fazer, talvez uma casa que quer comprar. O que importa é que ele descobriu que sua empresa pode ter a resposta para isso.
Sim, muitas vezes essa pessoa está apenas no primeiro passo da jornada de compra. Ainda assim, é através do gerenciamento dos leads, de fazer com que eles passem pelo funil de vendas, que você vai encontrar os melhores resultados.
Não esqueça que apenas uma pequena porcentagem está preparada para comprar na hora que entram em contato. Todo o resto precisa de mais informações. É seu trabalho nutrir esses leads e torná-los clientes.
Agora que você entende o que é um lead e a importância de convertê-los, confira cinco dicas para não perder essas oportunidades
Você já é familiarizado com o conceito de persona? A persona é um personagem fictício que representa o seu público ideal. É um pouco mais complexo que público-alvo, porém. Ao invés de você estabelecer que seu público desejado são “mulheres, entre 25 e 35 anos, com ensino superior”, você determina que sua persona é “Fabiana, 28 anos, formada em administração”.
Estude sua empresa, pesquise e descubra quem é sua persona. Com essa informação você vai conseguir entender melhor seu público e desenvolver estratégias para melhor atendê-los. Tudo começa sabendo com quem você quer conversar.
Um erro básico, quando falamos de nutrição de leads, é achar que todos os seus clientes têm os mesmos interesses e devem receber o mesmo material. Não, falamos anteriormente da jornada de compra, cada cliente está em uma etapa da jornada. É preciso entender e se comportar de acordo com isso.
Não esqueça, nem sempre seus leads apresentam os mesmos interesses. Se um lead procurou você mostrando interesses em livros, por que você enviaria material de DVD? Esse material provavelmente mais cansaria ele.
Por isso é importante segmentar seus contatos. Deixar claro os interesses e etapas de cada um de seus clientes.Com isso você encaminha o material correto para cada perfil, aumentando suas chances de conversão.
A nutrição de leads é uma parte fundamental da venda. Significa enviar conteúdo qualificado para seus clientes. Se você já segmentou sua lista de contatos, eles vão receber material de seu interesse. Aumenta suas chances de abrirem os seus e-mails, e quanto mais conteúdo seu eles absorvam, maiores as chances de fecharem negócio com sua empresa.
Junto com conteúdo informativo, é preciso também enviar conteúdo promocional. Quais os produtos que você está vendendo, quais podem interessar ao cliente específico. O truque, nesse caso, é tornar a proposta que você encaminhou por e-mail mais interessante que aquelas que já estão em seu site.
Quando trabalhamos com e-mail marketing, é preciso dar uma atenção toda especial ao título do e-mail. Ele precisa chamar atenção do usuário logo no primeiro instante. A chance do usuário abrir um e-mail que não o atraia é gigante, você precisa ganhar essa visualização de primeira.
Trabalhe bastante com as chamadas a ação, as CTAs (do inglês call to action). É comprovado que, quando trabalhamos com chamadas a ação, é maior a probabilidade de atrair a atenção do usuário.
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Muitos consideram que seu trabalho com o lead fechou depois que ele fez a compra. Isso é um engano. Descartar um usuário que já comprou com você não é algo inteligente, ainda mais quando se descobre que é muito mais fácil vender para alguém que já é um cliente.
O primeiro passo para conseguir manter uma boa comunicação depois de concretizada a venda é fazer uma pesquisa de satisfação e se oferecer para resolver dúvidas e problemas. Mostra que sua empresa não está interessada apenas em vender, mas na qualidade do produto vendido.
Um bom atendimento neste momento pode ser fundamental para garantir futuros negócios com o mesmo cliente. Saber como manter o vínculo, o canal aberto, é fundamental para não perder essas oportunidades.
Para garantir que você sempre tenha os contatos de seus clientes, além de informações sobre eles, sempre use um CRM de confiança.
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O mailtop é a ferramenta de e-mail marketing que a Leadstation recomenda. Possui uma interface bastante intuitiva, com templates e opções para melhor atender suas necessidades.
Usando o Mailtop, é possível customizar seus e-mail marketing com diversas opções para, para melhor atender seu público. Vem no pacote uma série de templates e imagens, que podem ser usados para personalizar seus e-mails.
A ferramenta de disparo também permite segmentar suas listas de contato e funções de automação, garantindo que apenas receba sua mensagem os clientes que podem aproveitá-la.
Estratégias para converter leads são bastante variadas, depende do seu negócio. Mas as dicas que oferecemos aqui são amplas e podem ser usadas para diferentes tipos de negócio. Use-as e boas vendas!