O WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado pelos brasileiros, seja para conversar, seja para fechar negócios. Realizar vendas pela internet é mais comum do que muitos pensam, mas você sabe como vender por esse tipo de ferramenta?
Os benefícios de entrar em contato através de um aplicativo são muitos. Eles são conferidos mais vezes que o e-mail, por exemplo. E como muitas pessoas têm celulares com acesso a internet, e usam diariamente esse tipo de comunicação, a tendência delas checarem suas mensagens é muito maior
Para incentivar os negócios, o Facebook (dono do WhatsApp) lançou a versão WhatsApp Business, com funcionalidades específicas para empresas. Entre elas, o uso de mensagens automáticas e que você consiga organizar seus contatos de acordo com o momento na jornada de compra que eles estão.
Com o WhatsApp Business você também pode verificar métricas. Número de mensagens enviadas, recebidas, lidas e respondidas. Isso permite um melhor controle de como suas estratégias estão funcionando.
O uso de etiquetas também facilita sua organização. É possível marcar clientes como “pedido concluído”, “esperando pagamento” e outros. Com isso, você não precisa rolar toda a conversa para descobrir como anda a negociação.
Veja aqui algumas dicas para melhorar suas vendas via WhatsApp:
O WhatsApp Business oferece para seus usuários uma função de catálogo, que permite que o cliente veja todos os seus produtos. Então cadastre tudo, com boas imagens, preços e as informações: nome, preço, descrição, link e código.
Se você ainda não tem um site próprio, ou está começando a vender seus produtos pela internet, esse catálogo é ainda mais importante.
Com o número de clientes crescendo, fica cada vez mais difícil dar uma atenção específica para eles. Para isso, foi criado a ferramenta de lista de transmissão, que permite a você enviar a mesma mensagem para diversas pessoas.
O funcionamento da lista é bastante semelhante a um grupo. A diferença é que os clientes não sabem que estão em grupo, e acham que as mensagens são enviadas diretamente para eles. Se algum deles responderem, a mensagem vai privada para você.
Organizar seus clientes em grupos de interesse, em onde do funil de vendas eles estão, dividí-los de acordo e enviar mensagens relevantes é a maneira de manter os leads engajados.
Se você ficar enviando apenas enviando produtos e promoções para seus clientes, existe a chance deles se cansarem de você. É preciso repassar outro tipo de conteúdo para eles, seja para fidelizá-los, seja para manter sua base de contatos engajada.
Procure, ou crie, conteúdos que sejam úteis para os seus clientes. Que sejam ligados ao seu negócio, que sejam informativos e claros.
Se o cliente está pensando em comprar, e percebe que você entende de seu negócio e oferece conteúdos interessantes e relevantes, ele vai aumentar sua confiança em você. Caso ele já tenha fechado, a chance de manter esse cliente para uma segunda compra aumenta.
Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo, e é bastante usada no marketing digital.
Veja também
O uso de aplicativos para facilitar o fluxo de vendas e pós-vendas em concessionárias
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