Você trabalha com e-mail marketing? Encaminha todos seus e-mails para todos os seus contatos, sem se preocupar com quem vai ver o que? Veja aqui as nossas dicas para tornar seu e-mail marketing mais eficiente.
Quando você trabalha com e-mail marketing, você precisa ter uma estratégia bem definida. Saber qual é o propósito de cada e-mail enviado. Não basta apenas enviar as mensagens e torcer para que os clientes abram.
Para ajudar neste trabalho, nós da LeadStation decidimos criar uma lista de cinco dicas, para que seu e-mail marketing tenha um melhor desempenho. São elas:
Quando você trabalha com e-mail marketing, é preciso fazer com que o cliente sinta que você está conversando com ele. Oferecer e-mails que não são do interesse do público é apenas gastar tempo e dinheiro. Eles não vão ser abertos no nível que você gostaria.
Para impedir isso, o recomendado é que você segmente seu público. Divida seu público em grupos, e escreva e-mails que você considera que cada um dos grupos vai abrir. Faça com que sejam relevantes para seu público.
O melhor resultado de abertura de e-mail tende a ser aquele que o usuário pensa que está dialogando diretamente com ele. Cuide o desempenho de seus e-mails, para ver o que está funcionando com cada grupo e o que não está.
O uso de testes é fundamental para definir qual é a estratégia correta a seguir. Apesar de se embasar com dicas e tutoriais, a única certeza ainda é a da tentativa e erro, especialmente se ainda não conhece bem seu público.
Para isso, existe o teste A/B. Ele consiste em elaborar dois tipos diferentes de e-mail e encaminhar para seus contatos. É importante que os e-mails sejam bem diferentes entre si, para você fazer um teste mais refinado.
Depois, você avalia qual tipo teve um melhor resultado com sua base de contatos. Estude esses dados, que é a partir deles você descobrirá informações úteis para suas estratégias.
Quando se trabalha com e-mail marketing, você aprende rápido que pode ganhar ou perder público apenas com o assunto. Ele precisa ser interessante e atrativo, para que o usuário se interesse pelo conteúdo.
De novo é preciso conhecer seu público. Quais são os seus interesses, o que eles querem em um e-mail marketing. Trabalhe gatilhos mentais e escrita persuasiva para ganhar a atenção do leitor. Seja curto e objetivo. Evite termos banais como “promoção”, ou “oferta”.
Você precisa que ele abra o e-mail. Esse é o objetivo do assunto. De novo, faça testes para ver o que funciona com cada tipo de público.
Quanto mais direto for o conteúdo do seu e-mail, melhor. As pessoas não têm mais tempo — e interesse — para ficar lendo longos textos na internet. O objetivo é escrever algo para que elas possam consumir com rapidez.
Durante seu e-mail também use uma call to action. Deixe bem claro qual é o objetivo do e-mail, o que a pessoa deve fazer ali. É preencher o formulário? Clicar no link? Ver seu anúncio?
Se a pessoa abrir seu e-mail e não saber o que você quer dela, ela vai fechar. Ninguém vai tentar interpretar texto, ou ler e reler. As pessoas vão, em sua maioria, apenas passar os olhos. Ou você ganhou elas ali, ou não.
Outro cuidado que você precisa é com a frequência e quantidade de e-mails. É difícil determinar exatamente a quantidade, mas é possível tanto você sobrecarregar seu público com muitos e-mails e acabar afugentando-os, quanto não enviar seguido o bastante e seu público o esquecer.
Use ferramentas para o envio de e-mail marketing, para não perder a frequência, e faça testes para ver qual é a preferência do seu público. Dependendo do tema e do assunto, elas podem ser bastante variadas.
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