A importância da sua equipe para a gestão de clientes

Quantas vezes você já voltou a alguma loja ou comprou um determinado produto porque foi bem atendido pelos vendedores e teve uma experiência completamente positiva do início ao fim?

Aposto que pelo menos uma vez isso já aconteceu com você! Então, no momento de cuidar do seu negócio, é importantíssimo estar atento ao modo como a sua equipe de vendas se comporta no contato com os leads e clientes. 

Existem vários fatores que devem ser levados a sério tanto na contratação quanto na gestão dos funcionários. Pensando em ajudar a melhorar o modo como a sua equipe realiza a gestão dos clientes, separamos algumas dicas.

Conheça a fundo a sua equipe

O recrutamento é uma etapa crucial para quem quer obter resultados excelentes em seu negócio, afinal de contas, funcionários que não se identificam com os ideais ou modo de trabalho do seu negócio tendem a não alcançar o melhor potencial possível. 

Portanto, antes mesmo de pensar em estratégias de relacionamento com clientes, é preciso montar um time que seja responsiva às atividades diárias e cujo as habilidades de cada um conversem no dia a dia. 

Realizando um bom recrutamento, é possível conhecer o perfil de sua equipe, com os pontos fracos e fortes. 

Dê atenção ao treinamento

Após feito o recrutamento, treinar bem sua equipe traz uma série de benefícios que podem fazer a diferença em suas vendas.

É possível perceber a importância do treinamento para a empresa como um todo, mas principalmente para aqueles vendedores que estão na linha de frente, em contato com o seu público. Um bom atendimento, que fará o cliente voltar ou indicar outro cliente, é muito mais do que uma abordagem bem-feita, com uma linguagem adequada. O conhecimento dos seus vendedores sobre a empresa e sobre os produtos, além da capacidade de responder dúvidas e resolver problemas com agilidade conta muito mais para o consumidor. 

Além disso, com os treinamentos fica mais fácil reter os funcionários talentosos, pois sua empresa poderá oferecer espaço para crescimento profissional e muito aprendizado, tornando seus funcionários aptos a se auto gerenciarem. Nesse contexto, os resultados acabam tendo muito mais importância do que o exato método de venda de cada vendedor. É claro que é necessário criar um padrão, até para medir a qualidade do atendimento, mas também é ótimo ter funcionários com autonomia e conhecimento para resolver qualquer problema fora do script. 

Contrate vendedores de perfis diferentes

Não existe apenas um jeito mais correto de vender seu produto. Uma equipe com diferentes perfis de profissionais, desde que essas pessoas se encaixem no time e saibam cooperar na estratégia de alta performance. 

Tanto os vendedores ávidos por metas são importantes, como aqueles mais medianos, porém com um grande senso de equipe, o que incentiva o setor a crescer como um todo. 

Defina metas estratégicas

As metas são o norte da sua equipe de atendimento. Escolha as metas que mais farão diferença para chegar nos resultados que sua empresa almeja. Vale mais escolher poucas metas, mas que se tiverem o foco da equipe podem fazer a empresa crescer, do que dezenas de objetivos onde nenhum é atingido por completo. 

Dê feedbacks constantes

Os famosos feedbacks não são os itens mais amados da gestão de equipe, sabemos disso. Mas, se feitos com qualidade e com a real preocupação de desenvolver a equipe, são extremamente importantes. 

Eles demonstram que o líder da equipe está preocupado com a performance e crescimento individual dos funcionários. O feedback não deve servir apenas para criticar, mas também para ressaltar os pontos fortes do vendedor, para que ele continue fazendo-os. Assim como os pontos negativos também precisam ser trabalhados, para que o funcionário evolua. Esse é o momento da melhoria constante do desempenho. 

Padronize todos os processos de vendas.

Para que se obtenha a autonomia de cada vendedor ou atendente que terá contato com o cliente, é preciso que se tenha um padrão de atendimento. A partir desse padrão, o funcionário vai sendo capacitado para resolver problemas. 

Nesse processo devem entrar todas as maneiras de contato que seu cliente tem com a empresa: como o funcionário falará no telefone, como o vendedor apresenta a empresa em reuniões com os clientes, quais são os argumentos utilizados na negociação, entre outros. Assim, fica mais fácil sobrar tempo para o funcionário se capacitar, pois ele pode aprender tudo sobre a empresa e produto com esse padrão, e também garantir a qualidade dos atendimentos. 

Adote um CRM

Um CRM, ou software de Customer Relationships Management é uma ferramenta que pode ajudar a antecipar as necessidades dos clientes, deixando sua equipe mais preparada. 

O programa coleta dados dos clientes e dos seus processos de venda, armazenando e cruzando essas informações. A partir desses dados, é possível tirar insights valiosos para o planejamento das ações de atendimento ou para melhorá-las. É uma fonte de informação extremamente rica para sua equipe sobre a experiência de compra de seus clientes, o que está funcionando e o que precisa melhorar. 

Além de ser uma ferramenta que integrará toda a sua equipe nos processos da empresa, tornando o trabalho em equipe otimizado e inteligente. O CRM permite que um funcionário se relacione com um número mais alto de contatos, através de funcionalidades como funil de vendas, históricos dos clientes, históricos de vendas, lembretes de tarefas, qualificação das negociações, envio de e-mails, e muito mais. 

E para o gestor da equipe, o CRM oferece relatórios de performance, relatórios de vendas, acompanhamento dos negócios de cada vendedor e da equipe como um todo. 

O CRM LeadStation é uma dessas ferramentas, onde sua empresa conta com uma plataforma online para a gestão de vendas, que integra automaticamente leads em todo o processo de venda. É simples, completo e acessível para toda a sua equipe. 

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