Existem pessoas que têm facilidade para vender, outras não. Ainda assim, quem trabalha com vendas precisa bater as metas. Seu negócio, ou seu emprego, depende disso. Para ajudar, criamos essa lista com quatro dicas que vão ser úteis para aumentar suas vendas e fechar com seus clientes.
Quando falamos em fechar as vendas, falamos em concluir o negócio. Não se trata de trazer o cliente até você, ou outra estratégia para aumentar seu negócios, e sim para a hora de definitiva. Você já está conversando com o prospect, como agir para que o negócio tenha um resultado positivo. Confira:
Se o cliente deseja comprar algo, significa que ele tem um problema. Seja algo que ele precisa, ou apenas quer, ele tem uma necessidade que precisa ser atendida. Sua função é atender essa necessidade.
É preciso pensar então em como você vai ajudar o cliente, não o que você vai vender para ele. Isso permite que você seja mais criativo e flexível. Não é um produto em específico que você quer vender, e sim uma solução. Qual vai ser essa solução? Dependem das necessidades dele.
Não se esqueça: hoje o seu cliente tem toda a informação do mundo na palma da mão. Tentar empurrar para ele algo que não é o que ele quer é ainda pior. Você vai quebrar a confiança da relação e provavelmente perdê-lo.
Quando lidamos com vendas, uma boa sugestão é trabalhar com um ciclo de vendas mais longo. Ao invés de tentar fechar na primeira oportunidade, você pode trabalhar com um ciclo mais longo de venda, uma estratégia onde vai priorizar conhecer o cliente.
Aqui você vai fazer um grande número de perguntas. Seu objetivo é conhecer o cliente, entender seus problemas e saber como você pode ajudá-lo. Isso vai fazer com que ele tenha mais confiança em você.
Apesar de mais demorado, esse tipo de venda tende a levar a resultados melhores. O ganho na confiança faz com que o cliente invista mais, na hora de concretizar. E como você conhece ele melhor, e sabe do que necessita, é possível que você venda mais produtos (ou serviços) para ele.
Quando você lida com o cliente, uma das possibilidades é chegar com a proposta já pronta e apresentar para ele. Isso é o recomendado se o cliente já foi claro em conversas anteriores e você tem certeza do que ele quer.
Caso não seja o caso, o ideal é você apresentar diferentes propostas para ele, com produtos ou condições diferentes. Com isso você vai conseguir entender melhor qual é a necessidade dele e o que ele espera de você.
Combinada com a dica anterior, vai gerar um processo que, apesar de demorado, possui uma chance de fechamento muito maior.
Essa técnica é bastante popular, mas funciona bem. Muitas vezes, quando a negociação está quase concluída, o cliente decide andar para trás. O que fazer para que ele não fuja? Dê sua última cartada.
A última concessão é um plus que o cliente ganha, na hora de fechar o negócio. É um empurrãozinho, um extra. Pode ser um pequeno desconto, algum produto ou serviço a mais “por tempo limitado” ou outro. Ele está ali só para garantir a venda.
O recomendável é que você já tenha uma última cartada preparada. Alguma coisa que o cliente vai receber e só não sabe, para usar como esse incentivo
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