Talvez nem todos pensem assim, mas um dos indicadores mais importantes para qualquer empresa é a satisfação de seus clientes. Com um mundo em que as pessoas estão cada vez mais exigentes e com capacidade de levar suas opiniões cada vez mais longe, é preciso um cuidado especial com o que eles pensam. Pesquisas de satisfação vão ajudar nisso.
Sim, pesquisas de satisfação estão longe de ser uma novidade. Ainda são uma excelente opção para coleta de dados, para descobrir pontos fortes e fracos de sua empresa, e pode, com uma boa pesquisa, oferecer informações que poder ser extremamente úteis para o seu crescimento.
Satisfação do cliente é o indicador que mede a relação dos clientes com sua marca. O quanto eles estão satisfeitos, ou frustrados, com o que você oferece, ou em relação às suas próprias expectativas. Caso o cliente saia frustrado, ele provavelmente vai reclamar, seja para sua empresa, seja para as outras pessoas.
Uma ferramenta para conseguir medir a satisfação do cliente é a pesquisa de satisfação. Nada mais é que um questionário desenvolvido para entender a experiência do consumidor. São usadas perguntas simples e objetivas, que podem ser respondidas usando uma escala de zero a dez, para facilitar a análise posterior.
Apesar de ser um recurso simples, sua importância não pode ser subestimada. Através dela é possível avaliar o quão bem sucedida é sua empresa ou produto. Você quer medir como está o desempenho do seu atendimento? Basta criar um questionário e enviar para seus clientes e descobrir.
Toda empresa precisa conhecer seu público. Saber o que eles querem e esperam de seu negócio, como você atende suas expectativas e no que precisa melhorar. A pesquisa de satisfação pode ser sua principal aliada nisso.
Vamos dizer que você tem uma oficina, e quer descobrir se o serviço dela está bom. Você fez uma pesquisa de satisfação, perguntando para os clientes o quão satisfeitos eles estavam, com um formulário que apontava uma nota de um a cinco. Se a grande maioria marcou três como a nota, significa que está bom, mas ainda existe bastante espaço para melhora.
Realizada com frequência, vai permitir um melhor entendimento de como é a visão externa de sua empresa, bem como serão apontados possíveis pontos de melhoria.
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